Patrimônio Cultural de Jacarehy

As origens históricas do Natal

O termo português natal deriva do latim natalis, e a partir desse termo surgiram também derivações em outros idiomas: em italiano natale, em francês noel, e em castelhano natal, seguido de navidad.

As origens  dessa festa grandiosa em quase totalidade do mundo, possuem varias explicações, uma delas muito aceita pelos estudiosos é a coincidência da fixação da data 25 de dezembro para festejar o nascimento de Jesus, coincidir com os dias 17 a 25 de dezembro,  período em que, na antiguidade romana era realizada a festa "Saturnália", destinada  a homenagear Saturno,  o "Deus da Agricultura", e extensiva até o dia da festa em louvor ao Sol,  "Sol Invicto" 25 de dezembro,  em ocasião da mudança de estação e a passagem do outono para o inverno no hemisfério norte, o chamado solstício de inverno.

Já no evangelho Lucas 1: 68-79, encontramos o louvor a Jesus, comparando-o ao Sol:

"... Tudo isto porque a misericórdia do nosso Deus é muito grande,
e porque o sol divino está prestes a brilhar sobre nós,
79 para dar luz aos que se encontram sentados na escuridão,
na noite da morte,
e guiar-nos pelo caminho da paz.”

As festas romanas eram chamadas festivais e os costumes eram os mesmos que praticamos atualmente durante o Natal: os banquetes, a troca de presentes, a alegria no ar!

Na atualidade, nos países cristãos é uma alegria contagiante no mês de dezembro em virtude das importantes datas, nesse período comemoram-se quatro cerimônias importantes, são elas: Dia da Família e dia do Natal em 25 de dezembro;  dia do Ano Novo e dia da Paz em 1 de janeiro; essas comemorações recebem o nome de Quadra Natalícia, comemorações que ocorrem em torno do nascimento de Jesus; é a festividade mais importante depois da Páscoa, no calendário litúrgico.

O Natal de Jesus possui uma representação simbólica através do Presépio; é derivada da iniciativa de São Francisco de Assis, que fez a primeira representação do nascimento de Jesus  em 1223, na cidade de Greccio, Provincia de Rieti, região Lazio, na Itália; de acordo com a descrição de Lucas «Chegou o dia de Maria dar à luz, e teve o seu filho primogênito. Envolveu-O em panos e recostou-O numa manjedoura, por não terem lugar na hospedaria» (cf. Lc 2, 6-7); e desse modo artístico também, se propagou pelo mundo o costume de louvar o nascimento do menino Jesus com os personagens do presépio.

La Natività  Federico Fiori - Barroccio  

O Natal é o aniversário de Jesus Cristo, festa que mais envolve os cristãos e toda a coletividade, mas no Natal não se celebra só um fato religioso, que diz respeito a uma determinada crença, mas se celebra acima de tudo, o quê Jesus representa na história desse mundo: o "amor", por esse motivo também a troca de presentes entre as pessoas, as demonstrações de carinho, afeto e consideração entre os familiares e amigos.

Em torno desses atos de crenças e afetos natalinos, desenvolveram-se  universos imaginários, elementos de folclore como por exemplo o trenó com as renas voadoras do Papai Noel  em meio a neve, a existência da cidade dos brinquedos, a preparação de pratos específicos e a tradição de comer a ave peru, o leitãozinho e as rabanadas; expandiram-se as atividades comerciais e de mercado: a oferta de produtos para a troca de presentes, o culto ao personagem do Papai Noel, as tradições de decorações e as cores típicas: verde e vermelho; as comidas e bebidas típicas, os trajes e cores específicas para trazer sorte e felicidade, a montagem da árvore de Natal e do Presépio nas residências, em locais comerciais e públicos.

O Natal é uma festa cristã, mas que envolve muitos povos; no período de Natal, mais do que nunca, é tempo de perdão, as pessoas acreditam no bem e no amor; o clima é de festa para todos, independente de crenças e religiões; as relações e sentimentos se tornam sublimes, as pessoas se realizam agradando umas às outras, de acordo com o tamanho dos corações e sensibilidade de cada um; e os afetos são tantos que algumas pessoas, amam mais dar presentes, ajudar o próximo e fazer as pessoas felizes, ao invés de receber presentes! Que bonito seria se todos os dias fossem Natal! Que bonito seria se a História do Natal se repetisse a cada dia, em todos os lares e corações!

Feliz Natal a todos! Que nossas emoções sejam sempre eternos Natais!

Abraços meu Leitor e minha Leitora!

Jacarehy, 19/12/2019

Cesira Papera, 55, Jacareiense, ítalo-brasileira, Licenciada em História, Pesquisadora em Arquivos no Brasil, Portugal e Itália, Genealogista e Professora de Língua e Cultura Italiana no Coletivo Circolo Italiano de Jacareí. Consultora para assuntos de Cidadania Italiana, Precursora na pesquisa e difusão midiática do Patrimônio Cultural de Jacareí, Sócio-membro efetivo n° 328 da ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia. Produtora e editora dos site:

www.patrimonioculturaljacarehy.com.br  

www.arqueologiajacarehy.com

www.zecupido.com.br