Santo de Barro

Santo de barro e telhado de vidro

O antiquíssimo ditado “devagar com o andor que o santo é de barro” é propício no período eleitoral. Advertência aqueles que costumam cantar vitória antes do tempo, são inúmeros os casos em que vimos o “santo cair do andor e, por ser de barro, espatifar-se no chão”.

Basta lembrar a vitória do Arouquinha, em 1988.E para o legislativo são dezenas de casos iguais.

Temos vários postulantes ao cargo de prefeito em 2020, anunciados ou lançados como balão de ensaio para tentar ser vice de alguém. No mínimo seis candidatos estarão na briga, mas o número pode ser maior. Para vencer é necessário chapas fortes de candidatos à vereança, pessoas para carregar o andor, com o majoritário exposto na procissão eleitoral. Os fracos não terão vez.

Sem nomes expressivos para o legislativo torna-se quase impossível vencer a eleição para o executivo. São os candidatos a vereador que carregam o andor, ou seja, gastam sola de sapato, batem de porta em porta, conversam com a população nas ruas, nos pontos de ônibus e áreas de comércio. Pessoas com lastro popular e eleitoral, conquistados com trabalhos sociais ou religiosos ao longo de anos, amealhando credibilidade e reconhecimento de quem vota.

Muitos jovens se apresentam na rede social com o velho discurso da renovação. Já cansamos de renovar, e sempre foi para pior. E as postagens ridículas incitando a trocar todos os vereadores é típica de quem não conhece a legislação eleitoral. Haverá renovação? Sim, de alguns, mas a lei e as benesses favorecem quem está no exercício do cargo. A estrutura do gabinete, o acesso aos microfones de rádios, jornais e emissoras televisivas os colocam em evidência em relação aos demais concorrentes. Os candidatos fracos carregarão o andor para eles.

Serão acima de duzentos candidatos ao legislativo e somente treze serão eleitos. Alguns, muito inocentes ou se fazendo de tal, propagam alcançar milhares de votos. Mas o interesse real da maioria e abocanhar cargo comissionado na futura administração.

Pelo que vemos, no andar da procissão eleitoral serão poucos santos. Mas telhados de vidro, podem esperar, os teremos em abundância.