Guararema participa do Dia Internacional da Animação

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guararema participará do Dia Internacional da Animação, uma mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e também internacionais.

O evento ocorrerá no próximo sábado na Estação Literária Profª Maria de Lourdes Évora Camargo, localizado na Rua 19 de Setembro, nº 233, Centro. A programação conta com a Mostra Infantil, com sessão às 10 e 14 horas, com classificação indicativa livre; a Mostra Nacional, às 15h30, com classificação indicativa 12 anos; e a Mostra Internacional, às 16h30, com classificação indicativa 14 anos.

O Dia Internacional da Animação é realizado no Brasil desde 2004 e depois de dois anos com exibições online em razão da pandemia, em 2022, o evento retorna ao formato tradicional com exibições presenciais em mais de cem cidades brasileiras. Nesses 19 anos, o DIA já exibiu curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na Chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.

Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil é a missão do DIA, além de mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil, que é também uma maneira de formar público adulto no futuro.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme PauvrePierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a Associação Internacional do Filme de Animação lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas.

Fonte: Diário de Mogi
Foto: Diário de Mogi