Prefeito Izaías

Lorotas Políticas

Estelionatários aplicam à famosa “conversa fiada”, forma de mentir ofertando algo que é irreal para enganar alguém.

Só existem porque sobram tolos para acreditar no que oferecem, e entre os tipos de estelionatos temos o eleitoral, que utiliza três lorotas aplicadas com sucesso: debate entre candidatos, estatuto partidário e plano de governo. Faremos uma breve análise delas.

Debate entre candidatos é uma farsa, fórmula inócua, teatro com maus atores. Usam as perguntas para se enaltecerem e divagam completamente sobre o que lhes é perguntado. Alguns superam “Rolando Lero”, personagem da Escolinha, tamanha a capacidade de embromar. Outros, sem chances nas urnas, buscam apenas se promover, divulgar a ideologia partidária ou catapultar seus nomes para pleitos futuros.

Estatuto partidário é pura balela, cópia descarada de outra legenda na conhecida fórmula CtrlC + CtrV. Que o leitor tenha a curiosidade de ler o de qualquer legenda e comparar com os votos de vereadores, deputados e senadores da mesma nas atividades parlamentares. Existe apenas como formalidade para registro em cartório, nada mais. E somente quem ignora por completo a política ilude-se pensando que alguém o cumpre.

Plano de governo, então, é um autêntico conto de fadas. O eleitor que vota baseado nisso é igual criança que acredita ser verdade o que leram para ela. Até sonha com personagens que descobrirá, mais tarde, que existem mesmo. Ele os verá no prefeito, governador ou presidente no exercício do mandato, quando mostra sua verdadeira face: a do Pinóquio, um grande mentiroso, mas que o nariz não cresce, somente a cara de pau. Ainda aguardo para ver um executivo que cumpra mais de 50% do que constava em seu plano de governo.

Só para lembrar: a terceira ponte e o hospital municipal foram promessas de campanha de todos os candidatos eleitos para o executivo no século XXI. E eles estarão de volta pedindo seu voto em 2020. E novos estelionatários também virão para participar do embuste eleitoral.

Você eleitor, vai continuar acreditando nos mesmos contos de fadas? Como citado antes, tolos é que não faltam, portanto cabe a você dar o troco que merecem receber... Nas urnas.