Depressão

Falando sobre a depressão /4

A Depressão como já vimos é uma doença silenciosa, que chega de mansinho, sem barulho e sem alarde e traz consigo conseqüências desastrosas, chegando ao suicídio...

Sendo assim, percebemos a necessidade de cuidarmos de nossa saúde mental, prevenindo sua manifestação, desenvolvimento. Contudo, se ela já faz parte de nossa vida temos que aprender a conviver com ela e como fazemos isso?

Convivendo com a depressão

Sabemos que a Depressão é uma doença grave e pode levar a morte se não for cuidada e tratada. Reforçamos a importância de acompanhamento terapêutico e um medico especialista; e, não somente isso, a família deve estar atenta, auxiliando, motivando, compreendendo.

Portanto seguir o tratamento a risca é de fundamental importância e isso envolve tudo: alimentação, lazer, atividades ocupacionais, pertencimento (ter consciência que pertence ao grupo familiar, ao grupo de amigos, etc.); saber que não está só.

Alimentação

Pode não parecer importante, mas uma alimentação adequada auxilia muito quem está convivendo com a Depressão.

Sugerimos alguns alimentos, porém, ressaltamos a importância de um profissional da nutrição, que irá elaborar um cardápio adequado a cada individuo e as suas várias necessidades.

Alimentos sugeridos: leite e iogurte desnatado, laranja e maçã, banana e abacate, mel, ovos, carboidratos complexos (por exemplo, alimentos integrais, grão de bico, feijão e outros.), carnes magras, peixes, aveia e centeio, folhas verdes, soja...

Criando hábitos e atitudes saudáveis

A prática de exercícios físicos: potencializa a ação antidepressiva, pois com a liberação das endorfinas, os hormônios serotonina e dopamina tem seus níveis aumentados auxiliando no processo antidepressivo.

Organizar a agenda: registre em sua agenda as atividades diárias e rotineiras como; levantar da cama, fazer a higiene, limpar, cozinhar, ir a padaria / mercadinho e outros que achar necessário. Esse registro diário auxilia na motivação, pois, a Depressão nos torna incapacitante para as pequena e grandes coisas. Contudo se não conseguir cumprir sua agenda não se culpe ou se cobre por isso.

Alimente –se bem: uma alimentação saudável é muito importante para o processo de recuperação. Não comer demais e nem deixar de comer.

Alimentar se nas horas certas com qualidade: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar. É o ideal.

Ver a beleza da Vida: olhe para tudo como se fosse novo, veja o colorido que existe em todas as coisas: flores, animais, canto dos pássaros, pessoas...

Faça atividades divertidas: leia bons livros, assista bons filmes, ouça boas músicas, cante, dance, faça trabalhos manuais, pinte, aprende alguma coisa nova. Olhe a Vida com olhar positivo / alegre.

Reconquiste seu sono, não utilize do álcool para encontrar alívio e amenizar a Depressão, só irá piorar.

Busque sua religiosidade! Ore! Aproxime –se Daquele que tudo pode!

Chegamos ao final do nosso post sobre “Falando sobre a Depressão”!

Na verdade temos muito que falar, indagar, compreender, aceitar e prevenir.


Fonte:
FALANDOAVERDADE.COM.BR / MATÉRIA COMPLETA

IMAGENS: 1MEDLEY.COM.BR

2SAUDE.IG.COM.BR

3CVV.COM.BR