Você sabe o que é cerveja artesanal? As cervejas artesanais são resultado de um processo de produção minucioso e em menor escala,
no qual se preza pela qualidade e personalização. Para que cada etapa seja respeitada e traga o resultado esperado, um mestre cervejeiro acompanha todo o procedimento e se certifica que os aromas e sabores estão de acordo com as expectativas. Ao contrário das cervejas industrializadas, onde o foco é a produção em larga escala e através de processos, como a filtração e pasteurização.
No Brasil, a cerveja artesanal surgiu na década de 90 e ainda estão em ascensão, ao contrário dos países europeus e dos Estados Unidos, onde já são bem consistentes. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, em 2012 o segmento de cervejas especiais detinham 8% do mercado nacional de bebidas, já em 2014 a participação foi de 11% e para 2020, a projeção é de que suba para 20%.
Atualmente, já existem mais de 120 tipos de cervejas especiais que são classificadas em 3 famílias:
Ales: São cervejas mais complexas e de alta fermentação. As mais conhecidas são Stout, English Pale Ale, Trapista.
Lagers: São cervejas mais leves e de baixa fermentação, é um dos estilos mais conhecidos do mundo, sendo os mais populares: a Pilsen, American Lager, Schwarbier.
Sour: Cervejas de alta ou baixa fermentação e fermentação espontânea, como as Lambic que apresentam aromas e sabores muito característicos. Os sub estilos mais populares são as Geuze, Faro e Kriek.
Agora que você sabe um pouco mais sobre cerveja artesanal, vai concordar comigo que toda experiência proporcionada faz com que cada centavo investido valha a pena.
Contudo, a única lei para você apreciar boas cervejas especiais é beber o que você gosta!
Ref: Blog clubedomalte