AS MULHERES são audaciosas por natureza, sempre otimizando políticas para o bem comum e conquistando seu espaço, mesmo sob o peso de preconceito e diferença salarial.
Com esforço e dedicação, exercem seu papel como profissional com a mesma qualidade que todos os outros, ou até melhor, seja trabalhando nas empresas privadas ou em repartições públicas, sempre buscando o seu aperfeiçoamento continuo nas áreas acadêmicas.
No campo político, seja no legislativo ou executivo, bem como no judiciário, há um avanço tímido, mas marcante e qualitativo em contribuição para o desenvolvimento social, econômico, cultural e esportivo, sucesso este que faz imprescindível que todas as mulheres creiam na força do coletivo e se levantem para, sem medo, tornar público e denunciar qualquer forma de tentativa de minimizar a sua potencialidade, reafirmando, em escala, a campanha "Todas por Ela".
O mundo se mostra cada vez mais competitivo, e nisso, AS MULHERES são guerreiras em sua essência, e muito mais ativas na atualidade diante da necessidade e do desafio de cuidar de si mesmas, do lar, reagir diante das dificuldades financeiras e conflitos sociais que afetam cada membro da família. Há resistência e resiliência no dia-a-dia.
Não deixando que as lutas afetem nossa sensibilidade, como seres humanos, devemos expor a marca da superioridade diante dos mantras vinculados à imagem da Mulher na forma de inferioridade em pleno século XXI, com firmeza e resignação.
Nossa marca deve ser sempre a exigência de sermos Respeitadas e Valorizadas, em primeiro lugar, pelas próprias MULHERES, e depois, por todos. Buscar, incessantemente, dar passos firmes e reagir às oportunidades revestidas de gentileza, como destacar em lei a porcentagem de 30% na função legislativa, de incluir Currículo para seleção, no recebimento de elogios desproporcionados, quando é evidente que o critério é excludente, como a aparência, a cor de pele e estilos, em detrimento do mérito profissional, da experiência e dos resultados obtidos em sua história.
No campo das oportunidades de emprego, pesa a natureza da Mulher, onde gerar um filho é empecilho para a contratação e ocupação de vaga em algumas profissões. Toda a atividade profissional, seja de que natureza for, lá tem uma Mulher se destacando: motorista de veiculo leves ou pesado, engenharia civil, desde da construção e edificação, até como ministra em área masculinizada, haja a vista a posse da Deputada presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.
Por isso, fazendo jus à referência do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, possamos nós, mais do que ninguém, honrar a vida de cada Mulher, ousando a unidade na defesa dos nossos direitos, pois muitas, ainda, solicitam e necessitam de nosso socorro e força.
“Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre.Quem traz no corpo a marca Maria, Maria... Mistura a dor e a alegria”. Milton Nascimento.
Lucimar Ponciano Luiz
1ª Presidente da Câmara Municipal de Jacareí (2017/2018)