processo seletivo

Ano eleitoral, e o processo seletivo está aberto

Olá! Sou nova por aqui, meu nome é Roselaine Rafael e estou chegando para convidar a todos os leitores do JENEWS á tomarem uma xícara de chá comigo! Isso mesmo “Chá com RH”, já que em breve estaremos juntinhos falando um pouco sobre o sistema de Recursos Humanos, que é um assunto bem abrangente e necessário nos dias atuais, tão necessário que merece uma coluna neste portal de notícias abordando o assunto, e assim estréio em breve com a Coluna Chá com RH, espero que gostem!

E para aproveitar essa oportunidade quero aqui deixar uma amostra do que vamos apresentar no Chá com RH, e para iniciar essa prosa, resolvi misturar dois temas polêmicos que é a Política e o Recursos Humanos, parece um pouco estranha essa combinação, mas “no fritar dos ovos” vocês vão perceber que não é, e o RH pode ser comparado e aplicado nas mais variadas situações do nosso dia a dia, e como estamos em ano eleitoral e praticamente as vésperas de uma eleição municipal a política veio bem a calhar para esta apresentação.

Eu nem preciso dizer que chove pré-candidatos nas redes sociais em ano de eleição e por conta da pandemia o facebook se tornou uma grande vitrine para pré-campanhas eleitorais, teve até post cópia e cola, e aí a pergunta que é inevitável, “Você é candidato?”.

Pois bem, como bom RH imediatamente me ocorreu o seguinte pensamento análogo a respeito: A eleição é tal qual a estrutura de um processo de recrutamento e seleção para admissão na empresa; sem contar que o título candidato já afirma minha tese. Veja semelhança!

1º O ano de eleição, lembra abertura das vagas temporárias

2º O cartório eleitoral, lembra a agência de emprego

3º O eleitor, lembra o selecionador

4º O post e live de candidaturas, lembra o recrutamento

5º O debate, lembra a entrevista de emprego

6º O voto, lembra a aprovação do candidato ao cargo

7º O plano de governo e promessas, lembra o contrato de trabalho

8º O eleito, lembra a admissão

9º A fiscalização, lembra a avaliação na experiência!

10º A cobrança ao serviço prestado, lembra o feedback!(retorno devolutivo)

11º Não trabalha é chamado naxinxa, lembra a advertência verbal ou escritas! (Olha o JacaréZoiudoai gente)

12º Improbidade fica inelegível, lembra a demissão por justa causa

13º Quatro anos de mandato com baixo rendimento, lembra a rescisão do contrato temporário, e assim por diante o RH sendo RH, simples assim! Até mais.

Roselaine Rafael
Gestora e Profª de RH