Parque do Ibirapuera em São Paulo

Parque do Ibirapuera em São Paulo recebe 6,5 mil visitantes no 1º dia de reabertura

A reabertura dos parques na capital paulista na segunda feira, dia 13, após quatro meses fechados em decorrência da pandemia da covid-19, foi marcado por grande movimento dos paulistas que vieram curtir e matar a saudade do espaço.

O Ibirapuera que é maior parque da cidade registrou a presença de aproximadamente 6,5 mil pessoas em um período de seis horas, entre as 6h até as 12h.

O pico de movimentação ocorreu no período entre 10h e 11h, quando ingressaram no parque cerca de 1,5 mil pessoas. Apesar da quantidade expressiva, a prefeitura considerou a movimentação como tranquila. "Esse número está dentro da expectativa e do limite de 39 mil pessoas por dia, que é esperado para a área do parque no Ibirapuera”, destacou o prefeito, Bruno Covas, em entrevista nesta tarde.

Nesta segunda-feira foram reabertos 70 dos 108 parques municipais em São Paulo. Os parques do Carmo (zona Leste) e Ibirapuera estão funcionando com horário reduzido, entre as 6h e às 16h; os demais, das 10h às 16h. Está permitido um índice de ocupação de apenas 40%, e o uso de máscaras é obrigatório. Parques infantis, quadras de esporte e bebedouros continuam sem funcionar.

Bruno Covas disse ainda que a prefeitura multou 140 bares no último fim de semana, em razão de os estabelecimentos terem funcionado após as 17h, fora do horário permitido. O prefeito ressaltou também que a administração municipal irá apresentar uma decisão, ainda nesta semana, sobre a reabertura de teatros e cinemas.

Covas afirmou que a prefeitura está discutindo com o governo do estado a utilização de leitos de terapia intensiva - disponibilizados para o tratamento da covid-19, em cirurgias eletivas, sem relação com o novo coronavírus.A gente poderia utilizar leito que está hoje disponibilizado para covid-19 não utilizado para poder retomar cirurgias não eletivas na cidade de São Paulo. Isso significa a gente poder operar um paciente oncológico, que hoje, às vezes, tem que esperar porque tem que ficar um leito, sem ser utilizado, para a área da covid-19.