explosão no Líbano

No Líbano passa de 100 o número de mortos em explosão, e aproximadamente quatro mil feridos, segundo a Cruz Vermelha

O governo do Líbano e a Cruz Vermelha informaram nesta quarta-feira (5) que as explosões na zona portuária de Beirute causaram mais de 100 mortes e aproximadamente  quatro mil pessoas ficaram feridas.

Os números dos feridos foram contabilizados através dos atendimentos nos hospitais na região de Beirute, mas há também os feridos leves que não precisaram buscar nenhum atendimento nos hospitais, estes estão sem ser contabilizados, e não se sabe ainda quantas foram.

Em discurso, o primeiro-ministro libanês Hasan Diab pediu a todos os países e amigos do Líbano que ajudem o país com a devastação causada pela explosão que Beirute sofreu ontem e afirmou que os libaneses estão "lidando com uma verdadeira catástrofe", que além de ter destruído o porto, deixou ruas, prédios e praças arruinadas por toda a cidade.

Os hospitais em Beirute, alguns fortemente danificados pela explosão, estão superlotados, também com pacientes infectados pelo novo coronavírus, portanto as autoridades de saúde não podem cuidar de todas as vítimas que chegaram após a explosão.

A explosão devastadora que ocorreu, foi decorrente á toneladas de nitrato de amônio que seriam utilizados na fabricação de fertilizantes e inseticidas e estavam sendo armazenados no porto à quase seis anos.O presidente do país, Michel Aoun, classificou de "inaceitável" que 2.750 toneladas de nitrato de amônio estivesse no porto há 6 anos, a caminho da África, sem as medidas de segurança necessárias, já que o material é altamente explosivo. Ele afirmou que os responsáveis pelo material vão enfrentar punições severas.

Para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a explosão ocorrida em Beirute precisa ser bem investigada pois para ele e também seus generais, mesmo havendo mais de 2 mil toneladas de nitrato de amônio, armazenados no porto, há evidencias que a explosão pode ter sido provocada por um ataque com algum tipo de bomba.Para nós americanos, está parecendo um ataque horrível, causado por algum tipo de bomba, não parece um acidente causado por uma explosão industrial” – Diz Trump para uma equipe de jornalistas na Casa Branca.