Furacão na Nicarágua

Nicarágua se prepara para enfrentar furacão mais forte de 2020

A temporada de furacões que abalou 2020 ainda está longe de acabar, pelo menos é o que afirma o NHC (Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos).

Ainda ontem, milhares de pessoas precisaram deixar suas casas na Nicarágua em virtude do furacão LOTA, que pode chegar no país até o início desta manhã, afirmam autoridades, que permanecem em alerta geral, já que o país da Nicarágua é bastante carente de recursos e tecnologias para o enfrentamento do problema.

É o segundo furacão que passa pela região no intervalo de um mês. Há duas semanas, o fenômeno ETA atingiu o país em categoria 4 e avançou sobre a América Central, deixando ao menos 200 mortos.

O furacão LOTA, que ganhou velocidade no início desta semana, chegou ontem à categoria 5, escala máxima de velocidade e destruição. Com ventos de até 260km/h, ao menos 170 mil pessoas na Nicarágua foram obrigadas a deixar suas casas e recorrer à abrigos. O NHC alerta que a região pode sofrer com “chuvas fortes, inundações repentinas e rompimento de barragens e rios já que nesta época do ano, permanecem cheios com o excesso de chuvas”. Com o LOTA, ao menos 30 tempestades tropicais, incluindo furacões, se formaram no Atlântico este ano.