Gafanhoto Mutante

Eles não desistem: Outra nuvem de gafanhotos ameaça chegar ao sul do Brasil

É impressionante como eles insistem em chegar no Brasil, uma nova nuvem de gafanhotos foi detectada na última sexta-feira nas cidades argentinas de Campo Viera e Itacaruaré, cidades próximas a fronteira do Rio Grande do Sul.

Os gafanhotos foram encontrados em três fazendas e devastaram em poucas horas uma lavoura inteira de erva mate, dando um prejuízo estimado em quase dois milhões de reais a estes fazendeiros já que a devastação foi tão grande que onde era plantação ficou em terra viva sem nenhuma vegetação, nem o pasto, e o capim marmelada que é uma vegetação resistente as pragas, calor intenso e até geada, mas não conseguiu resistir o ataque dos insetos que em muitos lugares chegaram cortar posseiras pela raiz.

Técnicos do governo argentino disseram que essa espécie é diferente da registrada em agosto deste ano, essa espécie de gafanhoto é chamada de tucura, (zoniopodatarsata) e não se locomove por grandes distâncias, já que o seu voou é mais rasante, é um inseto que mais anda e salta pela superfície, do que permanece voando e com isso a sua locomoção é mais lenta e consequentemente mais destruidora também.

Sua captura é mais fácil, porem por se encontrar em grande quantidade, nem sempre os roceiros sabem lidar com a situação, já que os insetos são bem resistentes e não morrem com facilidade, uma boa maneira de resolver o problema ou pelo menos diminuir é junta-los com o auxílio de um sexto ou uma grande peneira e joga-los em uma fogueira feita para essa finalidade, já que os gafanhotos dessa espécie são resistentes até mesmo aos inseticidas e venenos, usados contra pragas e insetos.

As nuvens de gafanhotos vêm sendo monitoradas desde o início do ano. Em agosto, eram 9 grupos que viajavam na fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil.