Operação Tartaruga

Condutores do transporte público protestam em Jacareí, contra o corredor de ônibus

Os motoristas de ônibus fizeram uma ‘operação tartaruga’ em protesto contra os corredores de ônibus em Jacareí na manhã desta sexta-feira dia 31 de janeiro, segundo o Sindicato dos Condutores,

a categoria reclama de não ter sido ouvida durante a implantação e que tem sido punida em ultrapassagens nas paradas de ônibus. A prefeitura negou que tenham aplicado multas.

A ação teve início na Avenida Siqueira Campos às 6h30 e terminou por volta das 8h30, depois de percorrer ruas da região central, os motoristas alegam que eles têm recebido multas ao fazerem ultrapassagens em frente a ponto de ônibus em que há outros coletivos parados e precisam invadir a faixa comum.

"Na cidade, determinadas linhas param em um ponto e não param em outro para não causar trânsito, com a implantação da faixa exclusiva, eles não pensaram nisso e os motoristas que saem do corredor para não parar nesses locais estão sendo punidos", explica o diretor jurídico do sindicato, Edilson Bispo.

Em nota, a prefeitura negou que tenha aplicado multas aos motoristas nas paradas de ônibus e disse que os agentes de trânsito deram apenas orientações. Informou ainda que vai se reunir com o sindicato e a concessionária do transporte público para reforçar a necessidade de orientação dos motoristas.

"A Secretaria de Mobilidade Urbana, diz em nota, que entende também que as mudanças no trânsito precisam de um tempo de adaptação e por isso tem monitorado diariamente as condições de utilização do corredor de ônibus para garantir a fluidez no trânsito"..

Já a empresa JTU não quis se pronunciar sobre o protesto.