Comércio de Jacareí

Após frustração no Dia das Mães, comércio varejista da região, cria expectativa positiva para o Dia dos Namorados

Agora com o comércio parcialmente aberto, o comerciante de Jacareí e São José dos Campos entra no mês de junho, apostando suas fichas na semana que antecede o Dia dos Namorados, e espera uma reação positiva nas vendas,

que estão paradas desde o início do Isolamento Social, onde as lojas, shoppings e galerias tiveram que fechar suas portas e nem viram o Dia das Mães passar.

O Dia das Mães, comercialmente é uma data muito interessante para o comercio, onde os comerciantes conseguem aumentar suas vendas em até 30%, nas vendas de presentes como utensílios, roupas, objetos decorativos, eletros eletrônicos, perfumaria e também floricultura, sendo o segundo maior período comercial, perdendo apenas para as festas de fim de ano.

Outra categoria que também tem um aumento considerável nos lucros com a comemoração do Dia das Mães são os restaurantes, pizzaria, churrascaria, pousadas e hotéis, já que para muitas famílias levar a mamãe para almoçar fora e até fazer uma pequena viagem nesta semana é indispensável, porem em 2020 nada disso aconteceu e o tradicional Dia das Mães foi comemorado à distancia já que vivíamos um período de quarentena e totalmente isolados das pessoas de mais idade, consideradas grupo de risco e preserva-las com saúde era a grande preocupação daquele momento.

Mas com a chegada do mês de junho e o comercio parcialmente se movimentando ainda timidamente, o comerciante começa a criar uma expectativa positiva em questão da comemoração do Dia dos Namorados que se aproxima, o Dia dos Namorados destaca-se no calendário de negócios do comércio varejista pelo apelo emocional e comercial, movimentando praticamente todos os setores do comércio. Neste ano, a data será comemorada em uma sexta feira.

A adoção de ações estratégicas por parte dos comerciantes evidencia o destaque especial atribuído ao período, que sensibiliza consumidores de diversas faixas de idade e renda. Cabe ao comerciante se estruturar para melhor aproveitar as oportunidades geradas pela data, que fecha o calendário promocional do primeiro semestre.

Estudos econômicos realizados pela Associação Comercial e Industrial de Jacareí mostra que as estratégias e as tendências a serem adotadas pelos empresários do comércio varejista neste momento com visão no ambiente de negócios gerado pelo Dia dos Namorados, podem ser bem proveitoso e promete surpreender a todos, já que o comercio começa se aquecer e se preparar para o período pós pandemia, onde todos querem usar suas criatividades para recuperar o tempo perdido, começando desde já; nos anos anteriores o ano só começa após o feriado de carnaval, mas 2020 esta sendo diferente porque o ano comercialmente vai começar na semana do Dia dos Namorados.