COI inicia operação em Jacareí

Sorria você está sendo filmado, COI inicia operação em Jacareí

A Prefeitura Municipal de Jacareí iniciou nesta última quinta-feira dia 25 de junho, as tão esperadas operações no COI (Centro de Operações Integradas). Com capacidade para até 243 câmeras em diversos pontos de Jacareí, o serviço começou a operar com quase dois anos de atraso desde o início do processo licitatório que foi em 2018.

Inicialmente, entraram em funcionamento 67 câmeras adquiridas pelo Município para o COI, mais 126 equipamentos da Associação Comercial e Industrial de Jacareí, que estão espalhadas pela região central, especialmente em áreas de comércios. A empresa Telemática Sistemas Inteligentes Ltda. foi classificada com o menor preço na licitação, com a proposta de pouco mais de R$ 5,456 milhões. O resultado foi publicado no Boletim Oficial do Município do dia 15 de março deste ano.

Com sede própria, em local estratégico na Avenida Siqueira Campos, dentro da Guarda Civil Municipal e ao lado do Corpo de Bombeiros, o sistema será uma ferramenta importante para auxiliar as polícias Militar e Civil, além da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Mobilidade Urbana.

O COI de Jacareí tem câmeras de alta definição que permitem identificar placas de veículos roubados; zoom de longo alcance no auxílio de reconhecimento facial e de objetos; controle nas entradas e saídas da cidade, entre outros pontos estratégicos.Para o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, o novo equipamento será de grande utilidade também para o monitoramento do trânsito no município. “Nós, agora, podemos atuar rapidamente para diminuir os congestionamentos, remover carro quebrado, cuidar da engenharia de tráfego em tempo real, com as imagens transmitidas diretamente para a Diretoria de Trânsito”, explicou.

De acordo com a atual administração, o COI é, também, uma ‘conquista da população’ que participou efetivamente do projeto, através de consulta pública. “Agora, é uma realidade em operação, integrando diversas frentes por uma cidade mais segura e inteligente”, finaliza em nota.

A Prefeitura Municipal informou que o COI (Centro de Operações Integradas) de Jacareí deveria funcionar com até 117 câmeras (além dos equipamentos cedidos pela ACI), posicionadas em pontos estratégicos, como os acessos à cidade. Além de oito câmeras fixas, serão instaladas 86 do tipo Speed Dome, com tecnologia de zoom. Esses equipamentos permitem grande capacidade de alcance com nitidez de objetos, mesmo à distância, e movimentos panorâmicos.

Outras 22 câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que em português pode ser traduzido como Reconhecimento Óptico de Caracteres, vão auxiliar na identificação de placas de veículos, mediante um convênio já celebrado com a Secretaria de Segurança do Estado São Paulo, permitindo o acesso imediato ao banco de dados das polícias estaduais.

As imagens capturadas, além de serem compartilhadas com as polícias Militar e Civil, contarão com transmissão imediata para tablets que farão parte dos equipamentos conduzidos pelas viaturas da Guarda Civil e da Diretoria de Trânsito de Prefeitura de Jacareí.