Fernando da Ótica

Com diversos processos na Justiça, Fernando da Ótica renuncia ao cargo de vereador

O vereador Fernando Ramos, popularmente conhecido como Fernando da Ótica Original que hoje pertence ao partido Republicanos renunciou ao cargo de vereador nesta segunda-feira dia 3 de agosto, alegando precisar de mais tempo para se dedicar à campanha pela Prefeitura de Jacareí.

A informação foi confirmada pela Câmara. Municipal, segundo o Legislativo, Fernando apresentou sua carta de renúncia e informou que tomou a decisão após profunda reflexão e com o apoio de amigos e familiares, além de orientação partidária.

Mas é sabido que o ex-vereador Fernando da Ótica foi julgado e condenado em primeira instância pela acusação de praticar as famosas “rachadinhas” com seus subordinados, tanto em seu gabinete como também com alguns cargos comissionados que ele indicou para trabalhar em algumas secretárias da prefeitura.

Além desta condenação o vereador Fernando da Ótica também responde outro processo pela Justiça Federal, por ter feito empréstimos através da Câmara Municipal, onde fez uso de documentos falsificados, obtendo vantagens na contratação dos devidos empréstimos, caracterizando o crime de estelionato.

A estratégia política da renúncia, na verdade está sendo para fugir da cassação do mandato de vereador, uma vez que quer ser candidatar a prefeito, no próximo pleito municipal. Isso se conseguir enganar a opinião pública com o discurso ensaiado que renunciou seu resto de mandato para se dedicar a projetos e a campanha para prefeito.

Ainda para complicar a vida pública do ex-vereador, recentemente ele perdeu um mandado de segurança contra a Presidência da Câmara para não ser afastado em processo de cassação de seu mandato. Uma vez que o Tribunal de Justiça negou a apelação a ele, um novo processo de cassação já começou a ser articulado entre alguns vereadores da casa, e isso acabou forçando Fernando a entregar o cargo para não correr o risco de uma possível cassação, onde também ficaria inelegível para as próximas eleições, em bora ele não admita isso em seu discurso de despedida, onde até produziu um vídeo junto com sua esposa e filhos e aparece “Sorridente e Feliz,”  omitindo o verdadeiro motivo de sua decisão.

A renúncia tem efeito imediato e Fernando já não deve participar da próxima sessão ordinária, na quarta-feira dia 5 de agosto, e assim sendo a Câmara Municipal deverá convocar o 1º suplente da coligação eleitoral de 2016 (PSDB/PSC), que é o também ex-vereador Aderbal Sodré do PSDB.