Patrimônio Cultural (Patrimônios de Jacarehy) Por: Cesira Papera

Cesira Papera, 55 anos, é nascida em Jacareí, Cidadã ítalo-brasileira, filha de Leonel Papera e Luíza Alberigi Papera. É Genealogista, Arquivista, Licenciada em História, Professora de Língua e Cultura Italiana, estudou em universidades italianas. Em 2009, concluiu a primeira pesquisa oficial sobre a "Preservação do Patrimônio Cultural de Jacarehy". Desenvolve pesquisas de História Oral e Micro-história sobre o Patrimônio Histórico local, material e imaterial; há 10 anos oferece consultoria sobre Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana, no Brasil e na Itália e difunde informações sobre os direitos civis de cidadãos descendentes de italianos, junto ao Coletivo Circolo Italiano de Jacareí.

Nomeada pelo Governador do Estado de São Paulo, em 2013, compôs a equipe técnica do Arquivo Público do Estado de SP, um dos maiores Arquivos Públicos de armazenamento, preservação e gestão documental do Brasil. Foi eleita em 2015, Conselheira do Conselho Municipal de Política Cultural no segmento Cultura Popular. É sócia membro n° 328 da ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia. Organizadora das 3 primeiras Exposições de Colecionismo em Jacareí. Participante ativa das Exposições de Autos Antigos de Jacareí e região.

Confiante na riqueza do patrimônio histórico e cultural de nossa cidade, no direito do cidadão à informação e ao saber; Cesira vai tratar na Coluna do Patrimônio Cultural, de assuntos ligados à sua formação profissional, bem como trará notícias locais, nacionais e internacionais. Algumas publicações: "A importância do levantamento dos instrumentos de pesquisa, da história oral e da micro-história no resgate da história institucional do Arquivo Público do Estado", por Cesira Papera, 2015.  "Modelo de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos do Poder Legislativo Municipal" 2015.

Possui sites para difusão ampla de aspectos histórico-arqueológicos e Turísticos de Jacarehy.    

www.patrimonioculturaljacarehy.com.br

www.arqueologiajacarehy.com

www.enciclopediadigitaldejacarei.com.br

www.zecupido.com.br

http://patrimonioculturajacarehy.blogspot.com

 

FOTOS RELACIONADAS: