1.988 – A vitória do Arouquinha

A eleição de outubro se aproxima, impossível não recordar a de 1.988, considerada historicamente como a mais emblemática de Jacareí.

Serve para justificar viradas de ultima hora com vitórias inesperadas, e também, argumento para motivar candidatos e cabos eleitorais à espera de um milagre.

Três candidatos postulavam o cargo de prefeito, mas o único azarão era Oswaldo Arouca, pessoa de prestigio, porem ninguém em sã consciência apostaria dinheiro em seu nome para vencer o pleito. Talvez nem ele mesmo.

E tudo indicava, no começo, que a decisão seria entre o candidato governista, com total apoio da máquina administrativa e a candidata do PTB, pessoa altruísta e respeitada esposa de um ex-prefeito.

Campanha nas ruas, parafernália total na cidade, e com o passar dos dias acentuou-se o alto índice de intenção de votos no candidato do alcaide, seu vice na ocasião. E quanto mais se consumava a certeza da vitória mais chegavam adeptos para ajudar nos gastos, participar dos eventos e tentar reservar ou resguardar algum cargo na futura administração.

Enquanto a campanha da segunda colocada desvanecia a do Arouquinha ia ganhando corpo nos rincões da cidade, mas os envaidecidos agentes do governo estavam focados somente no centro e não percebiam a mudança.

Os comícios na época tinham grande força e a presença de público era alentadora, mas naqueles do favorito era composto mais por pessoas alojadas no governo e seus familiares; quase não se via mulheres. Os dias correram de forma rápida, e só na ultima semana o alerta foi aceso. Não havia mais tempo, a virada estava ocorrendo, a campanha sem recursos, visibilidade externa ou pessoas envolvidas tinha alcançado a preferência da população, apesar da boa aprovação do prefeito seu candidato não foi eleito. A derrota foi creditada à soberba barulhenta dos governantes e ao envolvimento da periferia silenciosa, especialmente as mulheres, sempre omissas e nunca consultadas.

Foram quase 30.000 votos que elegeram Oswaldo da Silva Arouca para governar Jacareí de 1989 à 1992, e até hoje alguns indagam sobre como tudo aconteceu, a resposta está no final do parágrafo anterior, e pode servir muito bem de lição para a próxima eleição de 2020.