Deficiente no trabalho

Sou brasileiro e não desisto nunca

Sou um PD e quero entrar no mercado de trabalho. O que fazer agora?

É de conhecimento de todos que os PDs  (profissionais com deficiência) ainda enfrentam dificuldades  ou discriminação no ambiente de trabalho.

Mesmo depois da criação da Lei de Inclusão Social aprovada em 2004, que obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes, ainda temos um longo caminho a percorrer.

Apesar do número de contratações de profissionais com deficiência aumentaram bastante nos últimos anos, o preconceito e a falta de informação ainda são muito grandes.Não são só os profissionais que encontram dificuldades na hora de entrar no mercado de trabalho. Para as empresas toda essa mudança também se torna um desafio.

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelos deficientes é o preconceito por parte dos colegas de trabalho, tanto por conta da adaptação necessária como rampas e alargamento de portas, como pela dificuldade de comunicação com pessoas cegas e surdas.

Por causa das dificuldades, muitos profissionais com deficiências desistem de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Outro motivo apontado para a exclusão desses profissionais é a falta de qualificação, como todos já sabem, eu também faço parte desses profissionais e posso dizer que essa conquista mudou minha maneira de enxergar as coisas e, consequentemente me trouxe muitas alegrias.

Dificuldades sempre farão parte do nosso caminho, mas não podemos deixar que os obstáculos nos impeçam de continuar lutando por nossos sonhos.