Jakson Follmann

Amor à vida

Hoje trago a historia de um goleiro que superou as limitações da deficiência e se tornou um exemplo de superação e amor a vida.

Jakson Follmann, ou simplesmente Follmann, é um ex-jogador de futebol nascido no dia 14 de março de 1992 em Alecrim, que atuava como goleiro. Atualmente é embaixador da Chapecoense. Iniciou sua carreira na base do Grêmio, mas em 2009 atuando em vários clubes, inclusive na  Seleção Brasileira Sub-20.

Infelizmente tudo que é bom dura pouco e, depois de várias conquistas no futebol, Follman sofreu um grave acidente e teve parte da sua perna direita amputada, por conta de um acidente sofrido em novembro de 2016 após a queda do a queda do avião que transportava a equipe da chapecoense para a primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana de 2016 como goleiro profissional. 

O atleta também sofreu uma fratura na segunda vértebra da coluna cervical, mas que não afetou a medula espinhal Após voltar para o Brasil, o goleiro passou por uma nova cirurgia, para corrigir as vértebras lesionadas

No dia 10 de julho de 2017, quase oito meses depois do desastre aéreo , Follmann teve publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a rescisão de seu contrato como jogador de futebol da Chapecoense.

Um dia após esta rescisão, Follmann assinou um novo contrato com a Chapecoense, mas desta vez para ser embaixador do clube, o que já fazia desde março de 2017Em abril de 2017, Follmann foi contratado como comentarista pelos canais de televisão por assinatura Fox Sports Brasil, estreando em 12 de abril de 2017.

Por todo seu esforço e dedicação, ele foi agraciado com o Prêmio Brasil Mais Inclusão de 2017, , promovido pela Câmara dos Deputados a personalidades que realizam ações em prol da inclusão de pessoa com deficiência ou sejam exemplos de vida e superação

Apresentou-se no talent show Popstar da Rede Globo em 27 de outubro de 2019. Cantou Tente Outra Vez, sucesso de Raul Seixas lançado em 1975. Ao final da apresentação foi aplaudido de pé.

Foi muito elogiado por sua apresentação, o que resultou em empate,dividindo  o primeiro lugar com a atriz e cantora Helga Nemeczyk. Ao longo da temporada Follman apostou no repertório sertanejo e chegou a final da atração e em 29 de dezembro de 2019, o ex-goleiro confirmou seu favoritismo vencendo Helga Nemeczyk, levando o prêmio de R$ 250 mil.

Esse é mais um dos inúmeros exemplos de superação que nos inspiram e fazem acreditar que a vida vale a pena.