Surdos que ouvem

Surdos que ouvem

Em tempos como esse, onde a tecnologia já faz parte da nossa vida, trago uma história que mostra para todos nós que é possível realizar todos nossos sonhos e ter a carreira que quisermos, mesmo com as dificuldades trazidas pela deficiência.

Paula Pfeifer Moreira tem 38 anos e desde muito nova começou a perceber uma enorme dificuldade de ouvir.

Aos 16 anos, em plena fase de descobertas e rebeldia foi diagnosticada com uma deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva e ouviu de um médico que só poderia voltar a viver normalmente com a ajuda de um aparelho auditivo.

Como assim? Ela não podia aceitar que dependeria de um aparelho desses para sempre. Sua adolescência não foi fácil e demorou um pouco até que ela percebesse que poderia ter uma vida normal e plena desde que usasse o aparelho.

Desde então é usuária do implante coclear ou “ouvido biônico” que é um aparelho eletrônico digital de alta complexidade tecnológica. Este tem sido utilizado para restaurar a função auditiva nos pacientes portadores de surdez severa a profunda e que não se beneficiam com o uso de próteses auditivas convencionais.

Alguns anos depois, mesmo com todas as dificuldades, Paula entrou na faculdade e hoje é bacharel em Ciências Sociais  pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.Atualmente, Paula é escritora e criou dois blogs: os “Sweetest Person” (sweetestpersonblog.com), onde compartilha com sucesso dicas de moda, beleza e literatura e Crônicas da Surdez (cronicasdasurdez.com), onde conta de forma bem humorada todos os obstáculos que enfrenta, tanto em seu dia a dia como em sua careira de escritora.

Em 2013 lançou o livro Crônicas da Surdez e em 2015 lançou Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear. Ambos estão disponíveis no formato e-book também em inglês e espanhol.

No ano de 2018 seu livro Crônicas da Surdez versão em espanhol, venceu o FacebookCommunityLeadershipProgram da América Latina. O prêmio lhe deu a oportunidade de fundar o projeto “SURDOS QUE OUVEM” beneficiando milhares de pessoas.

Paula é mais um exemplo para todos nós. E como ela mesma diz: “Eu não sou surda porque quis, apenas sou assim e a vida segue.”