Luís Carlos

Luís Carlos, um bairro de todos os tempos!

A REVITALIZAÇÃO DE LUÍS CARLOS

Em setembro de 2014, o bairro de Luís Carlos, em Guararema foi entregue totalmente revitalizado. As obras tiveram a duração de 1 ano e 9 meses e hoje, encontramos uma “Vila” com ar bucólico tendo suas características arquitetônicas preservadas.

As construções ganharam cores, a utilização dos imóveis foi dinamizada para garantir a melhor preservação e o desenvolvimento sustentável.

A revitalização do bairro incluiu a implantação de espaços como o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros”.

Além do fomento ao turismo e cultura do município, a Estrada Argemiro de Souza Melo, Rua Sebastião de Souza e Praça José de Souza foram reurbanizadas, houve a recolocação da Rede Elétrica Aérea; Instalação de Estação de Tratamento de Esgoto por meio de uma parceria com a SABESP; implantação de bancos; totens e luminárias; obras de pavimentação e calçamento; entre outros benefícios.

O desenvolvimento de Guararema remete-nos à história da Ferrovia e a revitalização de Luís Carlos foi uma forma de valorizar e resgatar a história da cidade.

LUÍS CARLOS DA FONSECA MONTEIRO DE BARROS

A Estação de Luís Carlos foi inaugurada em 1914 e tem esse nome em homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932). Nascido no Rio de Janeiro, o engenheiro civil e poeta era casado e transferiu-se para Minas Gerais, mudando depois, para São Paulo onde foi servidor público como funcionário da Estrada de Ferro Central do Brasil.

O bairro, a Estação Ferroviária e atualmente também, o Espaço de Exposições que foi instalado após a revitalização, recebem o seu nome porque ele era o Chefe do 2º Distrito do Tráfego da Central quando se inaugurou a Estação e foi chefe do Movimento, Sub Diretor e Diretor Civil da Estrada. Foi ele quem autorizou a construção atendendo aos imigrantes que povoavam a região e necessitavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 1921, foi nomeado consultor técnico do Ministério da Viação. Muito conceituado em sua profissão, nem por isso abandonou o seu talento para as letras. E, aos quarenta anos, lançou seu livro “Colunas” e ainda mais três livros que o conduziram para a Cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras, em 20 de maio de 1926.

A IGREJA DE SÃO LOURENÇO E OS CENÁRIOS DE FILMES

A Igreja São Lourenço foi construída em 1906 e carrega a história de Luís Carlos. Com a revitalização, o seu telhado foi restaurado e, as paredes externas foram pintadas com a mesma cor azul, original. A construção da capela foi feita graças às doações de famílias tradicionais da região. Além de sua importância histórica, pois se encontra em frente à Estação, ela é conhecida por suas festas tradicionais que sempre reuniram muitos fiéis ao longo dos anos.

Ela também não ficou fora de cenários de filmes que foram gravados em Luís Carlos. Ao todo, cinco filmes tiveram a Estação de Luís Carlos como cenário: duas produções de faroeste do pistoleiro Gregório (Gregório 38 e Gregório volta para matar), Sangue em Santa Maria e O Menino Jornaleiro, o mais conhecido, com a participação da dupla caipira Tonico e Tinoco. A produção de O Menino Jornaleiro foi de Alcides Caversan e Edson Sales. O argumento, roteiro e direção também foram de Alcides Caversan. Recentemente, o filme Divaldo, o mensageiro da paz também teve Luís Carlos como cenário.

TURISMO CULTURAL E HISTÓRICO

Após as restaurações das construções, os imóveis passaram a abrigar empreendimentos comerciais, possuindo uma Praça de Alimentação onde podemos encontrar cafeteria, sorveteria, bistrô, bar, casa de sucos e lanches, casa de massas, cervejaria... Os comércios também oferecem artesanatos, presentes e opção para tirar “retratos” de época.

Toda a estrutura atende com estacionamento, banheiros públicos e ainda tem bicicletário! É possível caminhar e sentar em bancos de madeira no Pátio dos Imigrantes, Pátio José de Souza e na Viela Elias Cecin Zoghbi. Tudo foi cuidadosamente planejado para acolher e proporcionar momentos únicos.

E A MARIA FUMAÇA?

Essa raridade chamada carinhosamente de Velha Senhora é uma locomotiva Modelo Pacific, fabricado por The Baldwin Locomotive Works em 1927 que foi totalmente restaurada para realizar o passeio de sete quilômetros entre a Estação de Trem de Guararema, no centro da cidade e a Estação de Luís Carlos. Já participou de várias gravações também!

A Vila de Luís Carlos fica na Estrada Municipal Argemiro de Souza Melo no bairro Luís Carlos, Guararema – SP.

Obs: Assim que esse momento de pandemia passar, Guararema estará pronta para recebê-los! Por enquanto, as atividades estão restritas.

Foto: Fernando Mayfair