Freguesia da Escada

Freguesia da Escada: fazendo a história de Guararema!

O bairro Freguesia da Escada é um dos cartões postais de Guararema. A presença marcante da Igreja de Nossa Senhora da Escada delimita o surgimento do município no passado e o momento de transformação do município em grande potencial turístico e, principalmente polo gastronômico.

Guararema tornou-se conhecida em outras regiões pelo seu destaque na gastronomia devido à presença de restaurantes renomados e o Restaurante Mirante do Paraíba é um dos principais responsáveis por essa projeção.

Para quem busca a tranquilidade de um passeio familiar ou de negócio, ou um encontro de amigos... Tudo cabe dentro do sossego do bairro. A Freguesia da Escada oferece, além da gastronomia, a única igreja do Brasil a possuir uma imagem de São Longuinho, lindas paisagens, as águas do Rio Paraíba do Sul banhando todas as épocas e a simplicidade de pequenas cidades do interior. Impossível não sentir-se bem em um bairro carregado de informações que só trazem sentimentos bons.

O INÍCIO DO MUNICÍPIO

Segundo o site da prefeitura de Guararema, “A primeira capela do arraial foi construída em 1652 pelos jesuítas. Já em 1732 com a expulsão destes da Capitania de São Vicente a administração do arraial da Escada foi entregue aos franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja Nossa Senhora da Escada.

Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941.

Em 1982, a Igreja passou por uma reforma definitiva quando foi construída a praça em frente. Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.”

A LENDA DA ESCADA

A Igreja da Freguesia, também é vinculada à catequização dos índios e ao surgimento da padroeira Nossa Senhora da Escada. No livro “Folclore de Mogi das Cruzes”, o autor Isaac Grinberg, destaca a Lenda da Escada:

“Os índios que povoavam a região leste de Mogi – onde mais tarde estabeleceu-se o município de Guararema – praticavam solene ritual para enterramento de seus mortos. E seguindo velha lenda aprendida de seus antepassados, erigiam grande escada ao pé da cova – para que os falecidos pudessem alcançar o céu.

Quando os frades do Carmo dispuseram-se a pacificar e a catequizar os índios da região, aproveitaram inteligentemente o antigo costume. E apresentaram aos silvícolas uma imagem de Nossa Senhora com uma escada nas mãos.

Os bugres aceitaram perfeitamente os frades e a imagem. A pacificação não ofereceu maiores problemas e os religiosos fizeram construir no local uma grande igreja, há pouco tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A velha lenda, portanto, ajudou em muito a pacificação dos índios. E, para homenageá-la, o local conserva até hoje o seu nome: “Freguesia da Escada”.

ALCIDES TORRES

Algumas pessoas contribuíram com a preservação da história de Guararema e a perpetuaram em fotos ou documentos. Alcides Torres, renomado jornalista e artista e também, graças ao seu trabalho, sensibilidade e amor por Guararema, contamos com um acervo de fotos que deixaram a história da cidade registrada. Alcides era filho de Adriano de Moura Torres e Izabel Torres. Irmão de Henriqueta Barros e cunhado de Raul Barros (proprietários da antiga Padaria Barros, em Guararema). Trabalhou em jornais como A Gazeta Esportiva, Cidade de Santos, A Última Hora e Folha da Tarde. Era casado com Margarida Kmetitish e teve três filhos: Isabel, Marina e Alcides. Deixou, através do seu trabalho, um acervo de pinturas, quadros, desenhos e fotos, incluindo algumas da Freguesia da Escada.

De cenário inesquecível, a igreja da Freguesia também fez parte das imagens do filme: “Mazzaropi, o Jeca Empreendedor”, realizado em comemoração ao centenário de Amácio Mazzaropi, ator que deu voz e rosto à figura de Jeca Tatu. O documentário foi fruto de um trabalho de conclusão de curso da PUC Campinas e foi realizado pelos jornalistas Danilo Zanini, Marcelo de Barros, Priscila Souza, Renata Ananinas e Amanda Cotrin.

FESTIVIDADES

Duas grandes festas são responsáveis pela presença de turistas de todos os lados do país, na Freguesia da Escada: a Festa de Nossa Senhora da Escada (em novembro) e a Festa de São Longuinho (em março). Ambas incluem ampla programação religiosa e festiva. A Festa de Nossa Senhora da Escada inclui a Procissão Fluvial, em que a imagem da padroeira é conduzida pelo Rio Paraíba do Sul.

GASTRONOMIA

A vocação gastronômica existente na cidade é incontestável. E o bairro da Freguesia da Escada acolhe alguns dos melhores restaurantes de Guararema. A infraestrutura associada ao talento e qualidade gastronômicos faz do lugar, um dos mais visitados de Guararema, principalmente aos finais de semana, por opção dos turistas.

Obs: Assim que esse momento de pandemia passar, Guararema estará pronta para recebê-los!

Fotos: Fernando Mayfair