Segurança em Guararema

PM e Comunidade: semeando segurança, vida e dignidade

Andar tranquilamente nas ruas, com certeza, é o sonho de muitos que, em Guararema, é possível realizar quando o assunto é segurança. Porém, o que muitos ainda não aceitam é que a segurança pública é responsabilidade de todos, inclusive da comunidade.

Segundo o Artigo 144 da Constituição Federal: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos...”.

Analisando o perfil de Guararema, pode-se afirmar que os problemas existentes na cidade relativos à segurança, são passíveis de solução, principalmente se houver a ajuda da comunidade.

A união entre comunidade, Poder Público e Segurança Pública faz com que exista maior força, uma vez que, caminhando juntos, um auxilia o outro, assim como os vizinhos da rua onde moramos. Essa mentalidade vai de encontro ao Programa Vizinhança Solidária(PVS), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Este programa tem o objetivo de facilitar a difusão da Polícia Comunitária, fortalecendo ou até mesmo devolvendo a sensação de pertencimento da sociedade. Juntos, comunidade, Poder Público e Polícias conseguem ser mais fortes e vencer a criminalidade.

O PVS chegou a Guararema em 2018, pelo então Capitão PM Wilson Galvão Júnior, que levou informações e procedimentos aos cidadãos para aderirem ao PVS e assim, trabalharem juntos com a Polícia Militar. A parceria entre Prefeitura e Polícia Militar, em Guararema, é muito positiva, mas nem sempre a população percebe que também faz parte da solução para os problemas referentes à segurança. O PVS é uma ferramenta importante e a divulgação é uma ótima forma de conscientização.

Se levarmos em conta que, em caso de emergência, você disca 190 e pede auxílio à Polícia Militar. Mesmo antes disso, geralmente, quem já está ao seu lado te ajudando é o seu vizinho. Em uma cidade como Guararema, onde todos se conhecem, tanto no dia a dia como na hora da dificuldade, entende-se muito bem o sentido da solidariedade.

Para cometer o crime é preciso que existam três fatores: ambiente, vítima e infrator. O PVS quebra esse triângulo, mudando a mentalidade da vítima e modificando o ambiente, o PVS se fortalece estabelecendo uma aproximação fundamental para asegurança que passa a existir entre PM e comunidade”.

Segundo a Cartilha da Polícia Militar:

“O Programa Vizinhança Solidária, é um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva. Visa incentivar as ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam.

Qual a importância da prevenção primária? - A Prevenção Primária consiste nas ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência de infrações penais por meio da identificação, avaliação ou redução de condições propícias ao delito, como: falta de iluminação, terrenos baldios, buracos nas ruas, imóveis ou veículos abandonados, entre outros.

Por que participar? - A participação aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local, desenvolve o sentimento de responsabilidade social, dissipa as diferenças e melhora a organização urbana.”

O Vizinhança Solidária foi muito bem aceito em Guararema e teve a adesão de moradores de diversos bairros. Os resultados também têm sido muito positivos. Em cidades maiores, essa proximidade entre vizinhos está cada vez mais distante e o PVS chega para conscientizar sobre a importância da união entre eles, de conhecer os seus vizinhos e ter uma boa relação com eles.

Atualmente, como Chefe da Divisão Administrativa do CPA/M-12 e promovido a Major PM, Galvão Júnior, continua tornando o PVS cada vez mais presente na região do Alto Tietê. Além de motivar as pessoas no sentido de segurança e comunidade, o Major Galvão Júnior motiva as pessoas com suas palavras, vencendo obstáculos e construindo pontes, levando as pessoas a se unirem, umas em benefício das outras e todas unidas com a PM, semeando segurança, vida e dignidade.

O Programa pode ser implementado entre vizinhos de uma rua, condomínios, comércios, empresas e escolas. Para saber se existe o PVS no local onde você está, entre em contato com o Batalhão ou Cia da Polícia Militar mais próximo.

“Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante.”, Provérbios 27:10

Foto: Major PM Wilson Galvão Júnior

Saiba mais sobre o Programa Vizinhança Solidária no Facebook: @programavizinhancasolidaria