Espelho Quebrado

Espelho quebrado

Crenças e superstições populares fazem parte de todas as culturas do mundo. Em alguns casos, elas dizem respeito à folclores locais, mas em outros podem estar presentes no mundo tudo; neste caso, por exemplo, podemos incluir a relação dos anos de azar com o espelho quebrado.

O mito tem algumas origens diferentes teorizadas, mas uma coisa é certa: ele está presente em grande parte do mundo. Isso porque existem registros da relação ao longo dos séculos, mas também em diferentes culturas e nacionalidades. Além de ser famosa no Brasil a história está na cultura de países da Europa, América do Norte e até mesmo Ásia. Sendo assim, como será que ele surgiu no passado?

A versão mais popular do surgimento da crença aposta que ela surgiu na Grécia Antiga. Segundo a mitologia grega, Narciso teria se apaixonado pela própria imagem, refletida na água. Por causa disso, acabou morrendo de inanição, já que passava a maior parte do tempo tentando tocar seu reflexo. Essa seria, portanto, uma das primeiras associações a azar com espelho.

Ao mesmo tempo, os gregos antigos também acreditavam que os espelhos tinham parte da alma de cada pessoa refletida. Além disso, o reflexo na água também estava presente em rituais de oráculos e previsões de sorte. Dessa forma, quebrar um reflexo indicaria azar. Ou seja, um espelho quebrado podia indicar mau agouro ou mesmo a morte.

Foi com os romanos que os sete anos de azar passaram a fazer parte da superstição. Eles acreditavam que o ciclo da vida humana se renovava a cada sete anos e, por isso, estipularam o prazo para o fim do azar.

Também na Itália, em Veneza, existe outra teoria sobre o surgimento do folclore. Como os primeiros espelhos eram raros e caros, precisavam de extremo cuidado no manuseio. Assim, surgiu o mito de que haveria azar ao quebrá-los, para que os serviçais tratassem as peças com delicadeza.

Se você quer se proteger das ameaças da superstição, pode seguir algumas recomendações. Logo após quebrar um espelho, pode aplicar algumas soluções que, segundo a crença popular, afastam o azar e evitam a maldição ao longo dos sete anos seguintes.

A primeira solução é se livrar do espelho quebrado. Para que ele pare de refletir imagens quebradas ou distorcidas que reproduzem a alma afetada, basta enterrá-lo ou moê-lo em pequenos pedaços. Algumas pessoas também defendem que ele pode ser queimado, mas é mais difícil lidar com a sujeira causada depois.

Além disso, reutilizar os cacos para fazer peças decoração também é uma estratégia. Por outro lado, os mais dedicados à superstição acreditam que, nesses casos, o espelho ainda continua a apresentar marcas quebradas. Ou seja, não seriam capazes de proteger seus reflexos, ainda promovendo azar a quem quebrou o objeto.