Yoko Ono

Após 40 anos da morte do ícone Jhonn Lennon, por onde anda a viúva Yoko Ono?

Em 1962, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr começaram a tocar juntos como grupo. A partir daquele momento, os meninos de Liverpool formavam uma das bandas mais emblemáticas e influentes de todos os tempos.

Passado, quase duas décadas de euforias e músicas marcantes, os Beatles se separaram, de fato, em 10 de abril de 1970. Existem muitos rumores e teorias sobre o motivo do afastamento, entretanto, nenhuma outra pessoa foi tão responsabilizada pelo ato quanto Yoko Ono.

Após 50 anos da separação, nesse meio tempo, os fãs presenciaram o trágico assassinato de John Lennon em 8 de dezembro de 1980 e a morte de George Harrison em novembro de 2001. Por outro lado, Paul e Ringo ainda continuam nos holofotes, mesmo que sem o mesmo êxtase de antes.

Mas e a Yoko? O que aconteceu com a viúva de John Lennon? Após a morte de John, Yoko não quis se casar novamente, apesar de ter mantido outros relacionamentos, e passou a dedicar seu tempo a criação do filho que teve com o ex-Beatles, Sean Taro Ono Lennon, e também retornou às atividades das artes plásticas, que havia deixado de praticar.

No começo da década seguinte, lançou ONOBOX, um box com os seis CD’s que tinha produzido até então. Com a crítica positiva que recebeu, se juntou à banda IMA, do filho Sean, e gravou o disco Rising, que rendeu uma turnê pela América do Norte e Europa.Já em 2001, foi realizada uma exposição retrospectiva de quarenta anos Yes Yoko Ono. Neste período, também lançou o disco Blueprint for a Sunrise, que contava com seus trabalhos inéditos.

Agora com 87 anos, as últimas notícias que se tem da artista são do Observatório de Música, que revelou que a eterna parceira de John Lennon vem precisando de cuidados em 24 horas por dia.

Desde 2017, Ono já era frequentemente vista em passeio de cadeiras e roda. Segundo seu amigo pessoal, Elliot Mintz, declarou ao The New York Post, apesar de sua condição, ela ainda tem uma mente cristalina e frequentemente convida seu filho para jantar. “Sean é o seu melhor amigo”, conta. “Ela desacelerou definitivamente, como qualquer pessoa nesta idade, mas ela é tão afiada como outrora foi”.

Recentemente, Ono também doou 50 mil dólares para a Campanha do Lado Ocidental contra a fome, que entregou milhares de refeições para os necessitados de seu bairro, em Upper West Side. Além disso, a artista também possui uma parceria de longa data com a OngWhyHunger, que luta contra a privatização alimentar.

“Ela é a pessoa mais enérgica, mais viva e muito prática. Ela tem sido incrivelmente doadora há mais de três décadas”, disse NoreenSpringstead, diretora executiva da entidade, em entrevista ao The Post.

Há alguns anos, Yoko autorizou que a WhyHunger licenciasse a letra e os desenhos que Lennon fez para a canção “Imagine”, o que acarretou em uma campanha global contra a fome que angariou quase 7 milhões de dólares para projetos não só em Nova York, como em diversas partes do mundo.