O que é Psicologia?

Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, compreendendo que sua atuação vai além do comportamento observável

e também dos processos mentais, como os pensamentos, as emoções, os raciocínios, as lembranças e o corpo que se movimenta com suas atividades biológicas.

O campo de atuação da Psicologia é vasto e suas principais especialidades são:

Genética Comportamental; Neurociência Comportamental, Psicologia Clínica; Neuropsicológica Clínica; Psicologia Cognitiva; Psicologia de Aconselhamento; Psicologia Transcultural; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia Educacional; Psicologia Ambiental; Psicologia Evolucionista; *Psicologia Experimental; Psicologia Forense; Psicologia da Saúde; Psicologia Industrial / Organizacional; Psicologia da Personalidade; psicologia das Mulheres; Psicologia Escolar; Psicologia Social; Psicologia do Esporte, e tantas outras.

* Lembrando que todos os Psicólogos de todas as áreas especializadas usam técnicas experimentais.

 

O  QUE FAZ  O / AS  PSICOLOGO /AS?

Os psicólogos atuam numa diversidade de ambientes:

Instituições de Ensino Superior; Hospitais;Clínicas; Centros de Saúde Mental; Centros de aconselhamento; Organizações Governamentais  de Assistência Social; Empresas Privadas;  Escolas; Prisões e Autônomos.  Contudo uma grande parcela de psicólogos  atuam em ambientes acadêmicos , pois, é um ambiente favorecedor da combinação de funções que exercem em sociedade- professor, cientista e clinica.

ABORDAGEM / PERSPECTIVA DAS PSICOLOGIAS

O Estruturalismo; o funcionalismo e a Teoria da Gestalt foram as primeiras perspectivas da psicologia. Em momento oportuno escreverei mais sobre esses assuntos.

Perspectiva Psicodinâmica: sugere que forças e conflitos internos inconscientes poderosos sobre os quais as pessoas têm pouco ou nenhuma consciência são os principais determinantes do comportamento.

Perspectiva Comportamental: retira a ênfase aos processos internos e se concentra no comportamento observável, e sugere que a compreensão e o controle do ambiente de uma pessoa são suficientes para explicar e modificar o comportamento.

Perspectiva Humanística: enfatiza que as pessoas são inclinadas ao crescimento psicológico e a níveis superiores de funcionamento e elas esforça – se - ão para atingir o pleno potencial.

A abordagem da Neurociência: analisa os componentes biológicos do comportamento de pessoas e animais.

 Com todas essas questões, e pensando num futuro para a Psicologia, entendemos que ela se tornará cada vez mais especializada, isto é, estará atuando em todos os campos de ação do ser humano, dará maior atenção a prevenção ao invés do tratamento – prevenir para não tratar / prevenir para não adoecer -. Tornar – se – á mais preocupada com o interesse público e se preocupara muito mais com a crescente diversidade  da população do país.

FONTE:  FELDMANN. INTRODUÇÃO Á PSICOLOGIA.