Como emagrecer no inverno?

No século XX a obesidade se mostra um desafio para a saúde pública e áreas afins por conta da complexidade de se desenvolver métodos eficazes para seu combate.

De acordo com os trabalhos apresentados percebesse que o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade conhecido como HIIT possuem resposta positiva em relação à redução de percentual de gordura, Vo2máx, pressão arterial, força neuromuscular.

Eliminar gordura em um treino rápido. Esta é a principal promessa do HIIT (High-intensity interval training ou treinamento intervalado de alta intensidade ), ele apresenta muitos benefícios e é altamente eficaz, desde que feito da maneira adequada.

O treino HIIT tem fundamento no conceito atual e cientificamente comprovado de emagrecimento e queima de gordura, que consiste na intensidade elevada do treinamento. Mas não basta se matar fazendo um determinado exercício, pois o conceito de intensidade é muito mais amplo do que se imagina e deve ser feito baseado em conhecimentos científicos.

Os métodos de treinamento para a queima de gordura são muito variados, mas basicamente todos eles seguem alguns princípios básicos, como a intensidade, o treinamento com volume controlado e principalmente, se baseiam no trabalho do EPOC para funcionar.

Durante muito tempo as pessoas acreditavam que a eliminação de gordura acontecia apenas com o treinamento aeróbico. Porém a ciência, após diversas investigações acerca do treinamento de força, descobriu que o gasto energético de atividades intensas era muito maior. Isso por que o corpo precisava gastar mais energia para retornar ao estado em que se encontrava antes da atividade. Para se ter uma idéia, depois de uma atividade intensa, como o treinamento em circuito, o corpo leva cerca de 18 horas para retornar ao seu estado anterior. Neste tempo, todo o metabolismo fica mais acelerado, gastando mais calorias e principalmente tecido adiposo, já que o metabolismo predominante em nossa vida é o aeróbico. Este fenômeno recebe o nome de EPOC, que significa “Excess post excersise oxygen consumption” ou traduzindo de maneira literal: excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Este é o responsável pela queima de gordura em exercícios predominantemente anaeróbicos, como o treinamento HIIT.

Desta maneira, tudo indica que a metodologia do treinamento HIIT é altamente indicado para o emagrecimento por suas propriedades fisiológicas, Com este treino regular, uma alimentação equilibrada e um descanso planejado, você conseguirá queimar gordura de maneira eficiente.

Na academia Sportmania nós temos aulas de HIIT, venha participar de uma aula, você é meu convidado!