benefícios dos chás

Conheça os benefícios dos chás

Os chás, além de serem deliciosos e proporcionarem momentos de satisfação, podem trazer inúmeros benefícios à saúde, de acordo com Naírana Borim, nutricionista do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz todos os chás, contém polifenois, que trazem inúmeros benefícios ao organismo de quem tem o habito de apreciar diariamente um bom e saboroso chá.

A quem diga que tomando uma xícara de chá por dia, há uma considerável melhora, na ansiedade e também nos níveis de concentração e energia, previnem e tratam a ateroesclerose, previnem o diabetes, diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, inibem o desenvolvimento de células cancerígenas, impedem o fornecimento de sangue ao tumor e incentivam a autodestruição das próprias células cancerígenas.

“Os chás também contribuem para a diminuição dos níveis do colesterol mau (LDL), pois melhoram o metabolismo lipídico e têm um efeito antibacteriano significativo, purificando o organismo, eliminando toxinas e combatendo a retenção de líquidos”, explica Nairana.

De maneira geral, todos os chás, se consumidos além da quantidade recomendada, podem provocar desconforto estomacal, náuseas e alterações intestinais, como diarréia e aumento de flatulência. Alguns tipos podem provocar reação adversa caso a pessoa tenha alergia a algum composto ou ainda provocar interação medicamentosa, por isso, se estiver utilizando de algum medicamento, é necessário consultar um médico para ter certeza de que não haverá riscos à saúde.