Como trata-se de uma época importante em praticamente todo o mundo, muitas cervejarias dedicam sua produção à cervejas especiais para essa data.
São receitas sazonais, produzidas para serem consumidas apenas nesse período do ano. De modo geral são cervejas alcoólicas, encorpadas e apresentam características que remetem a especiarias e frutos típicos nessa época do ano.
Essa tradição surgiu na Europa, acredite, muito antes do Cristianismo. Os povos celebravam o fim do ano com uma cerveja forte, maltada e encorpada, perfeita para o inverno da região. Mais tarde, já na era cristã, os monges começaram a fazer cervejas próprias para o Natal com essas mesmas características.
Conhecidas como Christmas Ale, Christmas Beer e Winter Warmer, as cervejas de Natal não são um estilo, mas sim uma categoria. Elas são feita a partir de estilos bases distintos e o que as unem são suas características. Raros os exemplares que fogem disso, geralmente elas são cervejas com boa carga de malte, encorpadas, adocicadas, potentes e com alto teor alcoólico. Além disso são perfeitas para harmonizar com os pratos dessa época. Como são cervejas intensas, pedem pratos com igual característica, o que não é difícil de encontrar nas mesas natalinas.
Ref: Ana Paula Komar / clubedomalte.com.br