A cerveja de trigo – Weiss – é geralmente a porta de entrada de muitas pessoas para o mundo da cerveja. Principalmente porque é mais encorpada e traz um sabor diferente das cervejas tradicionais, sem fugir muito do padrão cervejeiro.
O nome Weiss vem do alemão: weiss significa “branco”. É que a maioria dessas cervejas tem cor pálida, um amarelo bem clarinho e, por não ser muito filtrada, a cerveja fica bem turva, o que dá essa sensação de “cerveja branca”. Claro que a cerveja não é branca. Mas coloque lado a lado uma pilsen, transparente, amarelo ouro, e uma weiss para ver a diferença.
O legal do trigo é que, quando usado na cerveja, costuma deixar a bebida mais leve e refrescante, com uma suave acidez. Normalmente as cervejas de trigo têm cerca de 5% de álcool. Por causa do processo de fermentação, a cerveja acaba ganhando aromas de banana e cravo-da-índia que são característicos e aceitáveis neste estilo, quando estão em equilíbrio.
Uma curiosidade: a cerveja weiss é servida em dose única, em taças muito altas, com bojo mais largo perto do topo. A explicação é mais técnica do que apenas um charme do garçom: Como a cerveja de trigo deixa sedimentos no fundo da garrafa, é comum servir uma dose única para que, na taça, você consiga sentir todo o sabor do trigo. E a espuma, cremosa, ganha espaço na parte mais alta do copo.
As cervejas de trigo podem ser identificadas de diferentes maneiras: Weiss, Weissbier, também pode ser chamada de Weizen (trigo em alemão) ou Weizenbier. Então, não precisa passar aperto na hora de ler um destes nomes no cardápio: pode ir seguro que é a sua boa e velha cervejinha de trigo! Fala se não é um sucesso quando você está em um restaurante, o garçom serve aquela taça gigante e fica todo mundo olhando nas mesas do lado?
Ref: cervejaegastronomia.com.br