Vice-prefeito de Arujá

Vice-prefeito de Arujá é preso suspeito de desvio de dinheiro público, e possível participação com tráfico de drogas

O vice-prefeito de Arujá, Márcio José de Oliveira (Republicanos), e outras quatro pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (30), suspeitos de desviar dinheiro da área da saúde do município que fica na Grande São Paulo.

Além do vice-prefeito, foram presos uma funcionária do hospital municipal Dalila Ferreira Barbosa, de Arujá, um integrante de uma facção criminosa paulista e outros dois familiares dele.

A Polícia Civil de Guarulhos realiza a segunda fase da Operação "Soldi Sporchi", que tem como objetivo o cumprimento de 12 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A ação é coordenada pelo 4º DP de Guarulhos e os mandados estão sendo cumpridos na capital, Guarulhos, Arujá, Barueri, Indaiatuba, Itu, Mogi das Cruzes, Poá, Bertioga e Suzano. O inquérito está em segredo de Justiça.

De acordo com o delegado Fernando Santiago, a prisão faz parte do desdobramento da operação Soldi Sporchi que apura supostos desvios de dinheiro da secretaria de Saúde de Arujá.O dinheiro seria desviado de verbas destinadas a hospitais municipais e um dos destinos era um esquema de tráfico de drogas ligado à facção. O líder da organização, Anderson Lacerda Pereira, está foragido.

A investigação apura a ligação dos suspeitos em três frentes, desvios para o tráfico de drogas, para lavagem de dinheiro e para fraudes em licitações de serviços públicos, como coleta de lixo, e outros.

Os presos na operação foram levados para o 4° DP de Guarulhos. A Prefeitura de Arujá ainda não se pronunciou sobre as prisões.