Lobo Guará

Banco Central confirma criação de cédulas de 200 reais

O mais novo personagem presente nas cédulas de real será o lobo-guará, e isso não implicará com a saída de nenhum outro animal de nossa fauna das notas, mas sim a implementação de uma nova. O Banco Central anunciou que novas cédulas, agora de 200 reais irão entrar em circulação a partir de agosto.

A medida foi aceita pelo Conselho Monetário Nacional, e deverão ser impressas 450 milhões de exemplares da nota. Atualmente, apenas cédulas com o valor de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais estão em circulação, e a diretora de Administração do Banco Central, Carolina Barros, afirma que a atitude veio em resposta à demanda da população por mais meio circulante.

O acordo com Barros, a impressão de novas cédulas não tem a ver com a inflação, mas sim com um “sistema de metas. No momento, a inflação é baixa, estável, controlada”. A decisão ocorre depois do governo gastar, em um mês, 437 milhões de reais para a impressão de 100 bilhões de reais em dinheiro físico.

Entre as razões levantadas pelo Banco Central estão a crise do novo coronavírus, momento em que as pessoas, com medo das reações econômicas, passam a guardar o dinheiro em casa, retirando-o dos bancos. Além disso, ainda no universo da doença, foi uma medida necessária para arcar com o pagamento do auxílio emergencial.