Guerra na Ucrânia provoca abandono de pessoas com deficiência

Na última quinta-feira, 24, a Rússia invadiu a Ucrânia no que chamou de operação militar especial. Agora segundo a Inclusion Europe, que atua em 39 países, o abandono de pessoas com deficiência e seus familiares já está acontecendo na Ucrânia.

“As condições de vida das pessoas com deficiência intelectual, especialmente nas instituições, eram muito precárias mesmo antes da guerra, e a mera expectativa de guerra tirou os fundos da ajuda e apoio, moradores foram devolvidos para suas famílias e suspeita-se de abandono direto”, afirmou Risto Burman, diretor executivo da Associação Finlandesa de Apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual (Kehitysvammaisten Tukiliitto), em comunicado publicado na última sexta-feira, 25.

Conhecido como influencer da inclusão, Ivan Baron, de 23 anos que desafia os preconceitos sobre a paralisia cerebral reunindo mais de 450 mil seguidores em suas redes sociais comenta sobre o assunto.

“São mais de 2,7 milhões de ucranianos que possuem deficiência. Sabemos que grande parte dos abrigos são inacessíveis, incluindo os protocolos de segurança e procedimento de evacuação. A situação piora para aqueles que vivem em instituições, já que os fundos de ajuda e apoio foram removidos, o que significa que elas estão sendo deixadas para trás", narrou o influenciador digital.

O criador de conteúdo que segue conquistando a internet ao ensinar os seguidores sobre falas capacitistas, abordando o assunto de maneira descontraída e com muita informação faz um apelo para seus seguidores em nome da instituição Inclusion Europe.

“Todos nós podemos contribuir fazendo a nossa doação para a ‘Inclusion Europe’, que busca ajudar funcionalmente ucranianos com deficiência que foram atingidos pela invasão da Rússia”, finalizou Ivan.