Vereadora Lucimar

A vereadora mais votada de Jacareí deixa o PSDB, e fala em atuação independente

A vereadora Lucimar Ponciano, que foi a mulher mais votada em Jacareí na última eleição obtendo na ocasião um total de 2.305 votos, aproveitou o período de janela partidária que a lei oferece e mudou de legenda deixando o PSDB onde foi eleita.

E agora deverá se filiar ao MDB, em busca de mais liberdade de expressão e maior atuação política, Lucimar disse que foi necessário buscar uma linha de atuação mais ‘independente’ já que tem um projeto político, criado há quase 20 anos, voltado para as comunidades carentes e o social, que para concluí-lo necessita de mais autonomia de discussão de formulação de política pública.

Também citou há necessidade de trabalhar mais com a militância, dando voz e participação aos conselhos,e assim estar mais junto da comunidade, trazendo essa mesma comunidade para mais próximo do Legislativo, e buscando seu direito no Executivo.

A vereadora Lucimar diz estar satisfeita com a decisão que foi tomada em discussão com seu grupo político, que aconteceu após encontrar no MDB essas possibilidades, quando convidada pelo ex-Deputado Estadual Hélio Nishimoto, que é o coordenador geral do MDB nas cidades da região do Vale do Paraíba.

A vereadora Lucimar Pociano também carrega em seu currículo político, a proeza de ser a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal, no biênio 2017/2018.

De acordo com a legislação eleitoral em vigor, vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda. O prazo para a mudança termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês (o que não é o caso de Jacareí onde só haverá primeiro turno).

Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições, o prazo da ‘janela partidária’ é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias (prefeitura) ou proporcionais (reeleição). Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas.