Quiosques de artesanato

Quiosques de artesanato começam a funcionar na quarta-feira na orla do Banhado em São José

A Prefeitura de São José dos Campos inaugura nesta quarta-feira (9) às 9h, dois quiosques de artesanato na orla do Banhado. Segundo o município, o empreendimento visa difundir a arte local e proporcionar geração de renda para os artesãos e opções de compras para os consumidores.

De acordo com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o custo para a reforma e abertura de ambos os quiosques foi de cerca de R$ 30 mil. Os espaços tiveram obra iniciada após a oposição apresentar uma denúncia de abandono ao Ministério Público e ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Os quiosques receberão 20 artesãos por vez, que se revezarão no funcionamento dos locais. Os nomes dos artesãos escolhidos foram publicados no Boletim do Município. Os espaços funcionarão de quarta a sábado, sendo, de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 14h.

Serão expostos para comercialização produtos como artesanato em madeira, soldagem, bordado, crochê, costura em retalhos, fuxico, patchwork, torção, macramê, entre outros. Não são admitidos produtos industrializados.

Em breve, um terceiro quiosque, que fica ao lado dos atuais que serão inaugurados, sediará uma extensão do Comtur (Conselho Municipal do Turismo) e da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo), entidade coordenadora dos artesãos.