animal silvestre em área urbana

Câmeras do COI flagram animal silvestre em área urbana de Jacareí

As Câmeras do COI (Centro de Operações Integradas), de Jacareí, flagraram um lobo-guará circulando pela área urbana da cidade. O fato aconteceu na madrugada do dia 02 de janeiro e as imagens divulgadas pela Secretária de Segurança e Defesa do Cidadão, mostram o animal atravessando o cruzamento das ruas Carlos de Campos e Conselheiro Antônio Prado, na região central de Jacareí.

A cena inusitada chamou a atenção dos plantonistas do COI, já que a espécie não é nativa da região, porem há registros de aparecimentos constantes em alguns bairros de Jacareí, porém nas proximidades de centro da cidade está foi a primeira vez.

O fato foi relatado à Secretária Municipal do Meio Ambiente, que fornece algumas orientações à população, caso alguém se depare com um lobo-guara ou qualquer outro animal nativo ou exótico fora do seu habitat natural, ligue imediatamente para a polícia ambiental, pelo telefone: 3911-1900 ou para um quartel do Corpo de Bombeiros no 193 ou 190, ambas instituições são prepararas e treinadas para recuperar e devolver esses animais ao seu habitat natural.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, ainda orienta a população nunca tentar capturar o animal, que poderá reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado ou encurralado, também já mais fornecer alimentos ou água aos mesmos.

Também não é recomendável fazer fotos próximo ao animal, acompanhar de veículos ou bicicleta colocando em risco tanto o animal quanto a pessoa, o correto mesmo é ligar para uma corporação de bombeiros e aguardar o resgate ser feito pelos soldados treinados para essa ocorrência, um outro fator que deixa esses animais ainda mais ferozes é quando se trata de uma fêmea com filhotes, neste caso elas costumam atacar quem quer que seja, para defender suas crias.

A Secretária de Meio Ambiente ainda lembra e orienta que matar animais nativos, exóticos e silvestres, mesmo fora do seu habitat natural é considerado crime contra a natureza e quem o faz deverá responder pelo crime cometido, então o melhor mesmo é manter a distância.