É verdade que tudo o que consumimos em exagero, pode nos prejudicar em alguma coisa, o que diferencia o remédio do veneno é exatamente a dose consumida!
E esse exemplo podemos aplicar para várias coisas que consumimos no nosso dia a dia, e vale também para o consumo de chocolate que para muita gente tem a fama de vilão, e causador de espinhas, acnes e ser prejudicial à pele; porem para outros mais chocólatras, afirmam que se o chocolate é ruim para a pele, é um vilão necessário já que o consumo do mesmo, causa sensação de prazer, acalma, controla a ansiedade e para alguns é consumido até como energético já que produz energia ao organismo.
Percebemos, que as divergências envolvendo o chocolate é grande, mas o que é mito e o que é verdade? E agora em plena semana que antecede o domingo de Páscoa o desejo de consumir chocolate aumenta ainda mais, o que fazer?
O segredo está na introdução dessa matéria, que fala da quantidade de chocolate à ser consumido, se for consumido adequadamente, na verdade faz até bem à pele. É o que diz a fisioterapeuta e dermato-funcional Dra. Thaís Carvalho, que explica os benefícios que o chocolate pode colaborar para uma pele saudável e mais bonita, - “Um dos ingredientes do chocolate é o grão de cacau, que por conter propriedades antioxidantes, protege a pele da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce, e por isso não merece ser visto como vilão, quando na verdade, quando consumido na quantidade correta, é um aliado a manutenção de uma pele mais saudável”.
Além dessa dica maravilhosa a dermato-funcional também oferece outros elementos presentes no alimento, como vitaminas, minerais e ácidos graxos, que também são de grande importância para manter a derme saudável. O cacau também possui um ótimo teor de gordura boa, que tem alto potencial hidratante e calmante já que a massa gordurosa presente no cacau forma uma camada protetora, impedindo que a umidade natural da epiderme escape, proporcionando viço, maciez e luminosidade para a pele, aumentando o grau de nutrição natural das células.
Não há nenhum estudo que comprove a relação direta do chocolate com o aparecimento de espinhas, porem sabemos que alimentos que apresentam alto índice glicêmico podem provocar a piora da acnes, como é o caso dos chocolates ao leite e o branco, que contém além do leite, mais açúcar, aditivos e gordura hidrogenada, desta forma o ideal é optar pelas versões com maior concentração de cacau, como o amargo ou o meio amargo, e sempre em pequenas porções, já que o verdadeiro vilão da história não é o chocolate, e sim o chocolate em excesso.