Animal que foi considerado extinto na natureza há mais de 30 anos volta a aparecer na Austrália

No último dia 14 de setembro, a ministra de Energia e Meio Ambiente da Austrália, LilyD'Ambrosio, anunciou que um animal considerado extinto há mais de 30 anos, voltou a aparecer em seu habitat natural em território australiano.

De acordo com uma reportagem publicada essa semana pelo portal da revista Galileu, trata-se do bandicoot listado, conhecido como um tipo de marsupial, que faz parte da família dos cangurus, coalas, gambás e é também considerado um primo distante do coelho.

Agora, o animal em questão passou a ser catalogado como “ameaçado em extinção” e não mais como “extinto”. Segundo a ministra Lily D'Ambrosio, a mudança se deu a partir de uma iniciativa em parceria com cientistas e o governo australiano, somada com a participação da população local, que acabou contribuindo muito para o resultado final. “Este é o resultado direto do apoio do Governo de Victoria (Estado localizado na Austrália) e da equipe de recuperação do bandicoot listrado formada pela primeira vez em 1988, os voluntários das comunidades desempenharam um grande papel em muitos locais de reintrodução, ajudaram a verificar as cercas, contar e demarcar os animais e remover todas ervas daninhas e pragas que poderiam causar danos à procriação dos mesmos. ”Disse a ministra em seu Twitter. 

De acordo com Lily D’Ambrosio, cruzar esses animais que foram criados em cativeiro com espécies familiares foi crucial para ajudar a salvar o marsupial, que havia sido praticamente dizimado pela destruição de seu habitat e também por ser considerado um alvo fácil de outros animais. No início do trabalho de resgate restavam somente 150 dessas criaturas na natureza, agora, o número já passa de 1,5 mil. A recente conquista foi definida como um “resultado fantástico”.