Cidade de Jacareí

1º de abril, o dia da verdade

Já estamos em 2020, já é outono, já é abril, já é véspera de mais um aniversário de Jacareí, e aquilo que poderia ser uma saudável e divertida mentirinha contada no dia primeiro do mês para coroar o dia da mentira,

que mais parece ser uma pegadinha, não é! Parece uma mentira, mas é realidade! Parece loucura, mas é real, real e triste...

Às vésperas de mais um aniversário da nossa cidade, que em outros anos anteriores, uma festa linda estaria sendo preparada, com a cidade toda adornada, geralmente as principais vias estariam todas pintadas e bem sinalizadas, com seus jardins e canteiros, com a grama aparada, tudo bem limpo, tudo claro e iluminado, na Avenida Davi Lino, um imenso palco estaria sendo montado para receber os artistas consagrados e contratados pela fundação cultural, para fazer um mega show, tudo gratuito  para a população poder comemorar mais um aniversário de Jacareí.

Como é ano eleitoral, o prefeito da cidade e também os vereadores, os deputados que foram bem votados na região, os pré candidatos que pleiteiam uma vaguinha ou boquinha, como queiram chamar, todos disputando um espaço nos melhores jornais impressos e on-line para prestarem suas homenagens à Jacareí.

Por outro lado, os jornais e revistas, vendendo horrores de propagandas, todos vibrando é o décimo terceiro antecipado, que chega para nós todo mês de abril, eu que o diga! Os comerciantes sempre generosos querendo sua propaganda na capa, próximo à foto de Jacareí estampada com vista aérea.

Mas este outono começou diferente, esse mês de abril de 2020, está bem diferente, nem mesmo as mentirinhas tradicionais contadas no dia primeiro do mês, foram lembradas, já que a dura realidade já parece ser uma grande mentira, fez com que os piadistas de carteirinha, também se isolassem com suas piadas hora engraçadinhas, hora sem graça nenhuma, em um isolamento profundo em suas casas, regadas a água sabão e álcool em gel, mesmo feito com o gel de cabelo, encontrado nas barbearias.

A cidade adornada agora está vazia, o comercio fechado, as pessoas isoladas dentro de casa, com medo! Outras poucas que ainda se arriscam sair de casa para resolver alguma coisa inadiável andam correndo, mantendo a distância e nem se saúdam mais com aquele abraço gostoso e caloroso que tanto nos aquece de sentimentos, hoje é um tímido olá, e nada mais; aquela alegre recepção com um largo sorriso no rosto, agora é escondido por uma máscara cirúrgica, é isso que conseguimos encontrar pelas ruas da nossa cidade, e é véspera de mais um aniversário hein?

E o que dizer do palco que seria montado na Avenida Davi Lino, não há nenhuma montagem de palco, o que há é um lembrete colado no poste, escrito: FIQUE EM CASA.

E assim essa realidade triste nos comove, Jacareí completa amanhã 368 anos, e parece que tudo o que temos para comemorar é a conquista de conseguir comprar o ultimo frasco de álcool em gel do Shibata, e de tanto limpar as mãos com álcool em gel é bom ser prudente, e não ficar tão próximo ao bolo de aniversário com as velinhas acesas.

Parabéns Jacareí é tudo que podemos te oferecer, neste momento de quarentena contra o coronavírus!

Texto: Daniel Cordeiro – JENEWS
}Foto: Arquivos cedido pela PMJ