Secretaria de Educação de Jacareí

Jacareí apresenta protocolos sanitários para possível retomada de aulas presenciais

A Prefeitura de Jacareí publicou nesta quinta-feira (3) um decreto que anexa os protocolos sanitários para uma possível retomada das aulas de escolas da rede conveniada e municipal de ensino.

No decreto, o município estabelece que as unidades deverão seguir o disposto nos protocolos do Plano São Paulo, além dos propostos pela Secretaria de Educação. As redes deverão também apresentar uma consulta à comunidade sobre a retomada e enviar o resulto à prefeitura até 31 de setembro.

Segundo a administração, somente após o levantamento e a unificação do resultado da consulta deve ser estabelecida a eventual retomada das atividades presenciais.

No caso de escolas estaduais e particulares, o decreto estabelece que devem ser atendidos os regramentos do tema apresentados pelo governo estadual. O protocolo sanitário apresenta proposta distintas para a educação infantil e para a educação fundamental, mas traz em comum a maioria das normas de prevenção ao coronavírus.

Entre os principais regramentos estão horários escalonados de alunos nas entradas e saídas, demarcação de piso quando necessária a sinalização de distanciamento de 1,5 metros, uso obrigatório de máscaras, tapetes higienizados, além de aferição de temperatura. Em casos superiores a 37ºC, o aluno não deve ser autorizado a entrar nas unidades.

As normas incluem também disponibilização de álcool em gel, minimização da quantidade de pessoas nas escolas, com o aluno entrando, preferencial, desacompanhado, e, ainda, higienização de mochilas e bolsas de forma prévia à entrada na escola.

As regras são distribuídas entre entrada e cuidados na sala de aula, hora do brincar (no ensino infantil) e atividades (no ensino fundamental), ações de prevenção e normas no refeitório. Os protocolos completos podem ser conferidos aqui.