Projeto Bem Morar Jacareí

Com mais de três anos “Bem Morar” reforma apenas sete casas em Jacareí, o que aconteceu com o projeto que não decolou?

Após três anos e meio aproximadamente de sua criação, o programa Bem Morar, que visa a realização de reformas de baixo custo em casas em situação de insalubridade, realizou o serviço em apenas sete residências de Jacareí.

O resultado deve levar o município a reformular o projeto inicial que não decolou, e não é por falta de procura já que a lista de pessoas em busca destas reformas é grande.

De acordo com o Pró-Lar, as reformas foram realizadas nos bairros Jardim Terras da Conceição, Rio Comprido, Conjunto 22 de Abril e Jardim do Vale e o período em que ocorreu a última reforma não foi informado pelo município.

Atualmente, o programa depende de mão de obra voluntária, o que, segundo a autarquia, tem dificuldade sua expansão, motivando uma reformulação no projeto "A Fundação Pró-Lar está desenvolvendo um novo modelo de atendimento das demandas do Bem Morar, que possibilita a contratação de mão de obra para pequenos reparos, e só assim vamos poder dar continuidade ao projeto, que se encontra temporariamente estacionado, por falta da mão de obra, voluntária ", disse.

Na execução das obras nas sete unidades, foram investidos aproximadamente R$ 70 mil reais, o programa ainda prevê atender famílias que não possuem condições de realizar pequenos reparos necessários em seus imóveis. Por meio do projeto, os custos com a reforma e materiais são fornecidos pelo Pró-Lar, que também elabora um projeto para o trabalho junto à família.

Foto: Cristina Reis PMJ